.

Estevam Soares

Estevam Eduardo Lemos Soares, mais conhecido como Estevam Soares (Cafelândia, 10 de junho de 1956), é um ex-futebolista e atual treinador brasileiro.
Quando chegou ao Primavera como jogador, já tinha a proposta de treinar o time quando se aposentasse, algo em que já pensava por comentários de técnicos com que trabalhou, como Orlando Fantoni. Assumiu o time em 1993. Em 1997, conquistou o único título de sua carreira, o Campeonato Potiguar, com o América de Natal. Em 2003 comandou o Gama na campanha que rebaixou o time da Série B para a Série C.
No ano seguinte chegou pela segunda vez à Ponte Preta, time que o tinha dispensado em 2000 — Estevam diz que por influência da Penalty, patrocinadora do time, e até da Federação Paulista de Futebol— e fazia boa campanha no Campeonato Brasileiro, quando foi convidado para dirigir o Palmeiras, onde teve um início arrasador, chegando a liderar o torneio. Acabou na quarta posição e conseguiu a vaga na Libertadores, mas foi demitido ainda no começo do ano seguinte. Em 2008 foi chamado para treinar o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, e lá impressionou-se com o profissionalismo do time. "Sou profissional e, se precisar, volto a trabalhar no Brasil", disse ele ao jornal O Estado de S. Paulo em 13 de abril. "Mas aqui o respeito ao profissional é muito maior. Na assinatura do contrato, você recebe 50%, e não são dois ou três tropeços que te levam à demissão." Na mesma entrevista, manifestou o desejo de trabalhar no Golfo Pérsico. No mesmo ano de 2008 Estevam foi contratado como treinador da Portuguesa, com a incumbência de salvar o time do rebaixamento. Em 2009 foi para o Guaratinguetá e depois foi contratado pelo Barueri, que passou todo o primeiro turno do Campeonato Brasileiro na parte de cima da tabela de classificação. Deixou o clube para assumir o Botafogo após a queda de Ney Franco. Sua estreia foi em 15 de agosto, contra o Palmeiras, jogo que terminou empatado em 1 a 1.
No dia 25 de janeiro de 2010, Estevam foi demitido do Botafogo, depois de perder um clássico em pleno Engenhão para o Vasco da Gama por 6 a 0. No dia 13 de junho foi contratado pelo Ceará para substituir PC Gusmão.